Aviso

O conteúdo presente neste blog, não pretende de forma alguma substituir o tratamento médico. É meramente de consulta e informação. Se lhe surgir algum sintoma que considere relevante, consulte imediatamente o médico

Quelantes





QUELANTES


removedores de metais pesados













Por definição, quelante é um agente usado para agarrar substâncias, principalmente os metais pesados, que estão acumuladas no organismo, e expulsá-los. Estes metais pesados encontram-se na natureza, mas surgem em maior escala como resultado da intervenção humana. Alguns fazem parte da nossa constituição, mas
em quantidades muito mínimas, chamados de oligoelementos.

Metal pesado, são um conjunto de elementos, pouco definidos, que se caracterizam por possuírem propriedades metálicas, alta densidade e uma certa toxicidade para o ser humano.

É de conhecimento geral que, metais pesados, no organismo, causam danos graves nas células, levando a um envenenamento, provocando vários sintomas, dependendo da dose a que se foi sujeito. Talvez o mercúrio seja o mais representativo, por estar presente nos termómetros e aparelhos de medir a tensão arterial. Este metal encontrava-se também em massas para tratamento de cáries dentárias, o chamado chumbo.

Em casos mais leves (chamemos assim), a exposição aos metais pesados causam cansaço, falta de energia, debilidade, queda de cabelo, estrias ou linhas nas unhas, descoloração da pele e/ou das mucosas, mudança de comportamento, alteração nos padrões de sono, anemia, diminuição dos glóbulos brancos e plaquetas, infecções recorrentes, insuficiência renal, osteoporose, etc. Em casos de exposição a doses maciças, os sintomas são mais severos, afectando vários órgãos, sendo que, o resultado final não é animador. Tudo isto acontece devido à oxidação celular por acumulação de radicais livres procedentes de reacções de proteínas ou de material genético.

A exposição pode ser através do aparelho digestivo, quando se ingere produtos provenientes principalmente do mar, como mariscos,  (a função dos mariscos é a limpeza dos oceanos, por isso a sua ingestão confere doses grandes de metais pesados),ingestão acidental de produtos resultantes do rebentamento de pilhas e baterias ; da pele, quando se aplicam cosméticos providos de nano moléculas de metais pesados, como alumínio, por exemplo; da respiração, quando inalámos produtos provenientes da combustão de fósseis, altamente ricos em metais pesados.

Os metais potencialmente perigosos são classificados em metais tóxicos (arsénio, berílio, cádmio, crómio, chumbo, mercúrio, níquel); metais essenciais com potencial toxicidade (cobalto, cobre, ferro, magnésio, manganês, molibdénio, selénio, zinco); metais com toxicidade relacionada com o tratamento médico (alumínio, bismuto, gálio, ouro, lítio, platina); metais tóxicos menores (antimónio, bário, índio, telúrio, tálio, titânio, urânio, vanádio)

Felizmente na natureza, a quelação, isto é, a remoção dos metais pesados do organismo, existe. Para além da prevenção, ou seja, da inibição da ingestão de produtos potencialmente carregados com metais pesados, evitar a inalação de fumos, principalmente de tabaco, remoção de amálgamas dos dentes, e substituição de cosméticos industriais por cosméticos naturais, pode-se suplementar a nossa alimentação com alguns produtos capazes de eliminar a acumulação de metais pesados. Entre eles estão:


  • Coentros (quelante e anti oxidante)
  • Clorofila (quelante)
  • Clorela (quelante)
  • Vitamina C (anti oxidante)
  • Ácido lipóico (anti oxidante)
  • Selénio (apesar de estar na lista dos metais pesados, ele só é perigoso quando ingerido em doses mais elevadas, como 400microgramas)


Outras substâncias existem capazes de remover metais pesados. O mais importante é que faça uso de algumas dessas substâncias quelantes para "limpar" o seu organismo, e assim evitar várias doenças, entre elas o cancro. 

A remoção dos metais melhora a saúde do sistema imunitário, sistema nervoso, sistema gastrointestinal, sistema renal, sangue, sistema hormonal e capacidade psico-cognitiva.




Helder Filipe Gonçalves
diretor da clínica Pela Minha Saúde

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário