Aviso

O conteúdo presente neste blog, não pretende de forma alguma substituir o tratamento médico. É meramente de consulta e informação. Se lhe surgir algum sintoma que considere relevante, consulte imediatamente o médico

Garganta - como cuidar dela





 Garganta 
Como cuidar dela











A garganta é a cavidade corporal por onde entram todos os tipos de substância, como alimentos, bebidas, ar, fumos, poeiras, etc. Não é por nada que exista logo no seu início duas sentinelas bem eficazes que constituem a primeira barreira de defesa do nosso organismo, as amigdalas. Cuidar da gargante deve ser uma atenção da nossa parte, uma vez que afeções nesta area pode constituir perigos e situações irreversíveis.

Como cuidar da garganta?


Respirar sempre pelo nariz, para evitar entrada de poeiras, para aquecer o ar e humidificá-lo.
Usar um humidificador do ar, porque o ar seco e quente seca a mucosa da garganta.
Respirar ar puro, pois a poluição atmosférica irrita a garganta.
Não fumar, pelos motivos que todos sabemos.
Manter os pés quentes, porque o seu arrefecimento predispõe a garganta a infecções.
Evitar bebidas muito frias, porque o frio fragiliza a mucosa da garganta.

Tratamentos naturais para a garganta

Banho de pés com temperatura ascendente- permite descongestionar a garganta. Faz-se com uma temperatura de 30º e acrescenta-se água até atingir os 42º, com uma duração de 15 a 20 minutos. No final aplicar um duche ou fricção frios sobre os dois pés. Cobrir bem os pés. Fazer uma ou duas vezes por dia.

Gargarejos - fazer gargarejos de água quente ou então gargarejos de água com sumo de limão, ou com sal, ou infusão de gengibre, ou infusão de plantas aromáticas como a lavanda ou tomilho.

Inalação de vapor - colocar um recipiente com água bem quente e colocar a cabeça sobre o vapor que sai, tapando com uma toalha. Esta água pode conter óleos essencias de sálvia ou de ou de tomilho.
Respirar o vapor entre cinco a dez minutos. No final friccionar  o pescoço e a cara com um pano embebido em água fria para tapar os poros.

Compressas de água quente - aplicar compressas de água quente a 30º ou 40º, durante 15 minutos, sobre a garganta. Este tratamento deve ser feito durante uma a duas horas,  mudando-a a cada 15 minutos. No fim do tratamento, colocar um cachecol

Compressas de argila - em casos de infecção/inflamação da garganta, em que haja sinais de calor, fazer uma pasta de argila verde com água fria e aplicar na zona do pescoço correspondente ao lado da dor, durante 30 minutos. Renovar a cada 30 minutos

Motivos para procurar o médico

Dificuldade para respirar ou engolir
Disfonia que dura mais de uma semana
Tosse seca persistente que dura mais de uma semana
Fios de sangue na saliva ou mucosidade
Inchaço persistente da garganta






Filipe Gonçalves
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário