Aviso

O conteúdo presente neste blog, não pretende de forma alguma substituir o tratamento médico. É meramente de consulta e informação. Se lhe surgir algum sintoma que considere relevante, consulte imediatamente o médico

Queimaduras - O que fazer?







QUEIMADURAS

O que fazer?








Dizem que quem brinca com fogo acaba por se queimar. É verdade. Mas também há aquelas situações inesperadas, quando o pior pode acontecer. Pode ser numa fogueira de acampamento, ou ao preparar o almoço. Fazendo uma caminhada ao ar livre, ou simplesmente ao tomar um banho de sol na praia. Em casos de emergência, é bom saber o que fazer.

As queimaduras são
lesões provocadas pelo calor, electricidade, produtos químicos ou até mesmo por atrito. Podem atingir as camadas mais superficiais da pele ou os tecidos mais profundos. De acordo com a intensidade, as lesões classificam-se como de primeiro, segundo ou terceiro grau.

A gravidade de uma queimadura é avaliada mais pela sua extensão do que pela sua profundidade. Ao atingir uma área maior do corpo, a queimadura pode provocar choques e até a morte. As profundas muitas vezes só causam deformidades nos tecidos e deixam cicatrizes. É claro que existem excepções.

Tipos
As queimaduras de primeiro grau atingem a pele superficialmente, causando dor e vermelhidão, mas não apresentam maiores consequências.

Quando há formação de bolhas, a queimadura é de segundo grau, exigindo alguns cuidados.

Nas queimaduras de terceiro grau – as mais sérias – muitas vezes os músculos e ossos são atingidos provocando lesões que, se não forem tratadas de imediato, podem levar a vítima à morte.
Primeiros Socorros

  • Tire a vítima de perto do perigo (fogo ou fio eléctrico). Pense também na sua própria segurança. Em caso de electricidade, se possível, desligue a fonte de energia ou use um pau para afastar a vítima.
  • Se a roupa da vítima estiver em chamas, envolva-a num tapete, cobertor ou casaco. 
  • Se for preciso fazê-la rolar sobre o chão, tenha cuidado para não espalhar o fogo.
  • Para aliviar a dor, arrefeça a área afectada mergulhando--a em água à temperatura ambiente, ou use compressas frias húmidas. Troque-as cada cinco minutos até a dor passar.
  • Se a queimadura foi provocada por produtos químicos, lave com bastante água. Não use outros produtos para neutralizar a dor, pois isso pode agravar ainda mais as lesões.
  • Em se tratando de queimaduras leves e de primeiro grau, depois do arrefecimento e higiene da área afectada, aplique uma camada fina de vaselina ou uma pomada antibiótica apropriada.
  • Nos casos mais graves, é recomendável prevenir o estado de choque, observar os sinais vitais e, após os primeiros socorros, procurar auxílio médico. Nestes casos, recomenda-se não utilizar pomadas, vaselinas e outros produtos afins.
  • Mãos e pés queimados podem ser protegidos em saco plástico ou filme de PVC. Para os firmar, use adesivo ou fita adesiva sobre o plástico. Tenha cuidado para não agredir a pele.

Ruth Lemos
Enfermeira

Copyright Saúde & Lar. Todos os direitos reservados
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário